Elizangela

  CASTELO ENCANTADO: 

  
                         Escrever é construir um castelo. Ler é morar nele.


Maria do Socorro Alves da França




Eu não tenho caminho novo; o que trago de novo é o jeito de caminhar”.


Thiago de Mello






 
 Eu ainda não sabia ler, mas já era bastante esnobe para exigir os meus livros.
Jean - Paul Sartre







MURAL DE NOVIDADES


 A abelha é honrada porque trabalha não só para ela, mas para todos. Provérbio grego
                  Sejamos todas abelhas em nosso dia a dia.


           Durante toda a semana as crianças estarão produzindo bilhetes para os colegas, professores, pais; estamos envolvendo toda a escola e a comunidade em geral. Colocamos no mural e no final da semana é o momento de retirarmos. É uma festa!!!



SER CONTADOR DE HISTÓRIAS

           Educar é contar histórias. Temos de viver com mais suavidade. Aprender a rir das nossas tolices, comportamentos absurdos, manias, medos. Os educadores precisam contar mais histórias.

                   Sementes da Vida

                             Sandra Diniz Costa


 Esta história é dedicada às princesas, sementes de vida que florescem em minha vida..
Se você jogar a semente na terra... Com o tempo água, sol e adubo...
...Ela vai brotar devagar... Virar uma planta bonita... Cheia de vida para dar vida!
Se você colocar no coração uma sementinha de AMOR... Com tempo, trabalho, paciência e cuidado...
 Ela vai brotar devagar,
Crescer,
Florescer! 
Virar uma grande árvore de carinho. Vai dar flores de esperança. 
Vai dar frutos de ternura e carinho. 
DÚVIDA? 
È só tentar!


       Precisamos aprender que...

 
...todas as pessoas precisam comer ,beber e dormir.

...as pessoas gostam de ser respeitadas.

... é preciso plantar para colher.

...quem pode mais deve ajudar os outros.

...ter PAZ é viver com sabedoria.


            Trabalho realizado com fantoches com o tema PAZ.
         Professora Responsável: Elizangela Delfino Mendonça Martins
           Córrego do Ouro – Goiás 02 de dezembro de 2010


                                               
1º Ano “B” Amor









As múltiplas formas de aprender utilizando das mídias digitais no ambiente educacional.


                                                            “É preciso lembrar ao mundo que em
primeiro lugar vêem as pessoas e não a
produção. As pessoas não podem ser
sacrificadas.”
                                                                                Hobsbawm- 1992

Professores e alunos são aprendizes engajados em investigações, realizando experiências e refletindo sobre as mesmas, articulando conhecimentos adquiridos na construção ou na reelaboração de novos conhecimentos.
Com os avanços tecnológicos, vêm sendo disponibilizados para os usuários das mídias várias ferramentas como INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA, HIPERLINK e AUTORIA NA WEB com: sites de busca, blog, chat, fórum, correio eletrônico estes que podem proporcionar o aprendizado significativo através da troca de informações, tira-dúvidas, é um conjunto de nós ligados por conexões,os nós podem ser palavras, páginas, imagens, sons e ou documentos complexos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Estas ferramentas utilizadas com o acompanhamento de um profissional adequado ao trabalho pedagógico terão com certeza êxito garantido.
Assim procuro sempre renovar meu trabalho pedagógico com o que aprendo e repassando aos educandos; como exemplo a utilizarem também das mídias digitais: Portal do professor, Youtube, TV Escola essas que já estão fazendo parte do meu planejamento de aula, tornando minhas atividades mais dinâmicas e diversificadas com vídeos, jogos educativos e troca de experiências dentro destes recursos.
 
Cabe ao educador ensinar, direcionar e, ao mesmo tempo, reconhecer-se como aprendiz, nutrindo o anseio permanente de aperfeiçoar-se sabendo que não existe uma fórmula pronta e acabada, pois o aprendizado acontece todos os dias de nossas vidas e que o uso das tecnologias, por si só não produz melhoria da qualidade de ensino.



PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO

PROPOSTA DO PROJETO: Ler e brincar é só começar


“Um abacateiro dá abacate.
Uma mangueira dá manga.
Uma girafa dá sempre girafinha.
Uma nuvem dá chuva.
E o HOMEM?”


                    Esta é uma pergunta feita pelo cartunista Henfil “A mágica que só os homens sabem fazer” é a que se tem em mente quando se quer compreender o papel e a importância da Educação no desenvolvimento do ser humano. O homem não gera simplesmente outros homens, ele realiza transformações a partir do seu “fazer”, construindo-se como ser inteligente, sensível, capaz de transformar, entre outras coisas um barulho em melodia.
                 Sendo assim cabe ao professor enfrentar tantos avanços tecnológicos, reinventando um novo sentido para a escola, tanto do ponto de vista ético quanto cultural. A capacidade de aprender a aprender, o saber pensar são desafios reais para escola do século XXI.
                      O objetivo do projeto: Ler e brincar é só começar é a busca de um rumo, uma direção onde o educando se torna participativo, responsável, compromissado, crítico, criativo o valorizando como ser pensante.
                     Durante a elaboração e execução do presente projeto sentimos totalmente envolvidas e motivadas a fazer o melhor, embora não esteja 100% alfabetizada a turma percebemos o quanto foi válido o nosso esforço para concretizarmos com eficaz.
                  Vale ressaltar a importância dos pais, educadoras e da comunidade em geral na execução do nosso projeto.
                      Percebemos que para se ter um ensino voltado para um futuro promissor, se faz necessário uma educação com qualidade, onde o indivíduo saia da escola dizendo que ela conseguiu sim, prepará-lo para vida. E é dever de cada educador formar mais do que informar.
Assim, desse ponto de vista, o professor deve superar a visão de si mesmo com um repassador, um simples organizador de conteúdos, para uma visão de professor que ensine efetivamente, que crie condições para que os alunos aprendam. Isto é, deve tornar-se um professor-mediador entre o aluno e o conhecimento.
Partindo dessa premissa, pode-se afirmar que há uma necessidade premente de tornar o processo de ensino mais significativo e prazeroso, trabalhar com projetos vemos isso acontecer verdadeiramente.
Faça educação com amor. Faça valer a pena!





Uma nova prática na sala de aula.

  

“Eu sou parte de uma equipe.
então, quando venço, não sou eu
apenas quem vence. De certa forma,
termino o trabalho de um grupo
enorme de pessoas.”
Ayrton Senna

O ofício de ensinar é um dos mais importantes para um país. Para o educador que abraça esse trabalho, é fundamental ter consciência de que é preciso tratar o educando com respeito e carinho, deve temperar amor e disciplina, compreensão e firmeza, sem perder de vista a necessidade de analisar e acompanhar cada estudante individualmente.
O educador tem de ser, antes de tudo, um estudante eterno, engajado na teoria e mergulhado na prática. O verdadeiro mestre não ensina somente com palavras, como diz Sathya Sai Baba, mas por meio de três H: H de head (a cabeça gera pensamento), de heart (o coração gera boas palavras) e de hands (as mãos geram boas ações).
Somente a chama de uma lamparina pode acender outras chamas.
Essa construção exige de nós educadores sensibilidade, coragem e competência para enfrentarmos os riscos inevitáveis do desconhecido.
É fato que o computador está propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem. Podendo enriquecer os ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. O blog é uma das alternativas da internet eficaz para trocarmos experiências, divulgarmos nossos projetos eventos e até mesmo assuntos pessoais. Foi muito prazeroso usar este recurso senti que até as crianças se empolgaram. Os trabalhos em grupo serviram como troca de aprendizado e percebi a solidariedade das colegas de trabalho. Quero agradecer em especial: Duilya, Arlene, Valkiria, Simône e as professoras do curso Eproinfo que pude contar em qualquer momento e hora, que Jesus as recompense imensamente.
Creio que com as novas tecnologias é possível passarmos de uma escola que se especializa em ensino para uma escola que se especializa em aprendizagem. A educação é, em todas as suas dimensões, um grande desafio, assim parabenizo toda a nossa equipe pela garra, fé, determinação e atitude durante o Curso: Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Como diz um poema de Maria S.S Teles.
  

Mestre,
teu verbo deve ser revelação
e em teu ensinamento
deve criar o perfume do teu espírito.
Se não podes dar a teu discípulo
tuas próprias asas,
dá-lhe o anseio de voar
e contenta-te em ser
a mais humilde pedra
que sustentará a sua galgada.”

            
05/12/2010 Agradecimento e Homenagem

JESUS BRILHA EM NÓS!
                                                                     
A criatividade baseia-se na incerteza:
o criativo erra muitas vezes, mas,
quando acerta, revoluciona.
Domenico de Mais

             Estou atenta a “essa nova onda da informática”, me agarrando com os quatro D: Determinação, Dedicação, Disciplina e Desprendimento e aproveitando com entusiasmo, garra, fé mais essa oportunidade a nós oferecida por vocês professoras do NTE que sempre tão dedicadas e compreensivas. Orientando-nos em nosso fazer pedagógico que considero de suma importância.
             Os trabalhos em grupo serviram como troca de aprendizado e percebi a solidariedade das colegas Vilda Helena e Geralda. Quero agradecer em especial: Duilya, Arlene, Valkiria, Simône e as professoras do curso Eproinfo nas pessoas da: Ducely, Maria Assis, Josefa, Iara, Romênia, Fátima que pude contar em qualquer momento e hora, que Jesus as recompense imensamente.
         Fica aqui um grande recado a vocês amigas do NTE e a todas Educadoras de garra.     
         Parabéns para Deus que as fez tão especiais.

                            

VIVER COMO AS FLORES


Em um antigo mosteiro budista, um jovem monge questiona o mestre...
_ Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes e algumas são indiferentes.
Sinto ódio das que são mentirosas, sofro com as que caluniam.
Eu vivo como as flores!
_ Adverteu o mestre.
_ Como é viver como as flores?
_ Perguntou o discípulo.
Repare nas flores, continuou o mestre, apontando os lírios que cresciam no jardim.
Elas nascem no esterco, porém são puras e perfumadas.
Extrai do adubo mal cheiroso tudo que lhes é útil e saudável... Mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores. Autor Desconhecido.

Pessoas lindas e abençoadas, desejo que vocês vivam como as flores, extraindo somente o bem do que a vida lhe oferece.
Amigos são como anjos que nos ajudam a nos colocarmos de pé.
Lembre-se que: Vale muito mais a pena retardar nossas conquistas do que realizá-las profanando nossos valores.
Jesus brilha em nós! Amém!!!

Com Amor Elizangela Delfino Mendonça Martins.

Córrego do Ouro 05 de dezembro de 2010.