O PRAZER DE LER E ESCREVER
Leitura dinâmica enriquece a produção da turma do 2º ano “A”
Momento de discussão e troca de ideias.
No início houve rejeição da prática da escrita, mas depois as crianças pegaram gosto, hoje gostam tanto de ler e escrever que terminam a lição e pedem para irmos para a biblioteca ler e no LIE para registrarmos nosso aprendizado. Tem sido um sucesso nossas aulas, pois eles estão produzindo os textos, fazendo as correções e lendo-as.
Professores trocam ideias e ampliam conhecimentos.
HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA,HIPERLINK,WEB
Tecnicamente um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens,gráficos ou partes de gráficos sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Navegar em um hipertexto significa ,portanto desenhar um processo em uma rede que pode ser tão complicado quanto possível. O hipertexto é o produto da leitura de qualquer texto que pode ser atualizado, simulado de maneira quase fiel o que de fato ocorre na mente. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem contribui para que o ensino contribua de forma “incidental e por descoberta”, pois na tentativa de localizar uma informação o usuário está buscando informações e construindo o conhecimento.
Hipermídia é o meio e a linguagem das novas mídias que podemos acessar pela internet como os jogos de computador,o cinema interativo,o vídeo e a tv interativa nos permite acesso simultâneo a textos, imagens,e sons de modo interativo e não linear.
Hiperlink ou links permitem o acesso fácil entre as diversas páginas ou seja a navegação ou movimentação rápida dentro de um texto. Pode-se dizer que a word wide wel (www) a parte mais conhecida da internet não existiria sem eles. O hiperlink icone que se clica para iniciar o programa ou abrir um arquivo no computador em outra pasta ou em qualquer lugar do mundo.
Web é um recurso que permite divulgar e expor trabalhos na internet que facilita os trabalhos dos educadores, pesquisadores.
Geralda Pereira.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
O nosso grupo é composto por três membros. Me sinto privilegiada em tê-las como parceiras, se o lema é ensinando e aprendendo, isso foi realmente o que aconteceu na nossa equipe. Obrigado colegas.
Geralda Pereira
A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
O curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, proporcionou-nos maior conhecimento sobre os recursos que temos na internet e como usá-los, mas nem sempre conseguimos internalizar todo o conteúdo aplicado, mas temos as coordenadoras do LIE que sempre estão nos orientando em nossas dificuldades
Atualmente é preciso pensar e agir com rapidez para lidar com a abrangência de informações e o dinamismo do conhecimento.Outro fator inusitado é a demanda em criar novas estratégias criativas de novas aprendizagens. É fundamental importância que o professor, que atua em qualquer área, conheça as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias, pois cada uma delas tem sua própria especificidade e podem ser complementadas com outros recursos não tecnológico.Para melhorar mais nossas metodologias e oferecer melhores condições de aprendizagem temos a internet com sua multiplicidade de recursos como as Mídias digitais, como o Portal do professor, Rived, Domínio publico,Programa de rádio, TV Escola, e recursos educacionais. Os recursos são tantos que podemos ampliar de forma bem variada nossa metodologia diária.
Tudo isso vimos em apenas quatro meses é um conteúdo muito extenso que precisaria de maior apreciação uma vez que o laboratorio esta em uso dos alunos e assim não temos tempo para praticar o que aprendemos nas aulas presenciais. Há tambem o agravante nternet estar quase sempre sobrecarregada e não conseguirmos enviar os trabalhos concluídos. Essa foi uma de minhas dificuldades,mas tenho certeza de que o curso foi de grande proveito.